12
FEV
2021

Padre da Arquidiocese ministra cursos para a família

O Padre Rafael Cerqueira Fornasier, ordenado em 2005, na Arquidiocese de Niterói, irá ministrar uma formação online em oito módulos e um Curso de Especialização em Família. O Sacerdote, que hoje exerce seu ministério na Arquidiocese de Salvador, Bahia, será o responsável pelo curso EAD: Acompanhamento e aconselhamento conjugal e familiar, de 8 módulos, que está sendo oferecido em parceria da EAD Século 21 com o Pontifício Instituto Teológico João Paulo II e com a UCSAL (Universidade Católica do Salvador).  Juntamente com Edwin Casadiego Ortega e José Luis Sepúlveda Ferriz irão conduzir a Especialização em Família, com ênfase em Ciência do Matrimônio e da Família ou em Família – Relações Familiares e Contextos Sociais.

Curso EAD Acompanhamento e aconselhamento conjugal e familiar – 8 módulos

Segundo o site da EAD Século 21, o objetivo é “oferecer uma formação à distância por meio de vídeo conferência, conjugada à plataforma moodle, para munir aos que desejarem prestar um trabalho voluntário e não profissional de ferramentas necessárias para acompanhamento dos membros de uma mesma família, de casal ou da inteira família, segundo uma antropologia adequada, no que concerne à família hoje, em particular através da criação de centros ou serviços de ajuda à família em nível de dioceses e paróquias da Igreja católica, mas também em outros âmbitos. Tal formação pretende contribuir com a ação pastoral da Igreja católica, embora esteja também aberta a membros de outras religiões, em particular como resposta ao chamado de cuidar das situações familiares”, descreve o site.

O docente responsável pelo curso, Dr. Pe Rafael Cerqueira Fornasier, foi assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB de 2011 a 2015. Durante este tempo, trabalhando em nível pastoral e acadêmico em todo o Brasil, identificou a necessidade de se criar uma formação que vise ao acompanhamento e ao aconselhamento conjugal e familiar em âmbito da Igreja católica, aberto a todos os que o desejarem, tendo por objetivo a geração, o cuidado e a promoção dos vínculos familiares, para o bem da própria pessoa e de toda a sociedade. Muitas são as pesquisas que indicam que as crises familiares e os divórcios são causa não só de grandes dificuldades relacionais, mas também empobrecimento para as famílias e, por conseguinte, para a própria sociedade. A necessidade desse tipo de formação foi também salientada durante a realização de dois sínodos e um recente documento eclesial sobre o tema da família”, apresenta no site EAD Século 21, o docente do curso.

No Facebook, o Padre Rafael Fornasier fez o convite: “Reflita sobre as diversas situações familiares, seus desafios e suas contribuições para o bem-estar de cada pessoa e da sociedade. O curso é composto por oito módulos e abrange as diversas situações familiares e seus desafios nos dias de hoje…”, destacou o Padre doutor Rafael Fornasier.

Para informações e inscrição, acesse: https://www.eadseculo21.com.br/acompanhamento-e-aconselhamento-conjugal-e-familiar-m1-a-m8.html.

Especialização em Família com ênfase em Ciência do Matrimônio e da Família ou em Família – Relações Familiares e Contextos Sociais

Segundo o site da “POS ucsal”, “o Curso de Especialização em Família foi concebido pela seção brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para Estudos sobre as Ciências do Matrimônio e da Família, em parceria com a Universidade Católica do Salvador-BA, por meio do seu Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea e do Curso de Teologia. Ele tem um duplo caráter, tanto teológico-pastoral, quanto social-antropológico, mas com uma forte ênfase interdisciplinar, proporcionada pela inclusão de disciplinas das áreas humanas e sociais em sua grade curricular. O curso, que pretende atender interessados de todo o Brasil, será oferecido de forma remota/virtual, através da plataforma Google Meet, dando possibilidade a que todas as pessoas interessadas possam participar”, relata o site da instituição.

“O presente curso de especialização tem o respaldo da experiência do Programa de Pós Graduação em Família na Sociedade Contemporânea, também da UCSAL, contando com vários professores de seu corpo docente e idealizado por eles. O curso conta com a parceria do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família. O diploma do futuro especialista, com ênfase em Ciências do Matrimônio e da Família, será chancelado tanto pela Instituição Superior de Ensino, neste caso a Universidade Católica de Salvador e pelo próprio Pontifício Instituto Teológico João Paulo II, seção brasileira para as Ciências do Matrimônio e da Família”, finaliza a publicação.

Os interessados podem acessar: https://novapos.ucsal.br/curso/especializacao-em-familia-com-enfase-em-ciencias-do-matrimonio-e-da-familia-ou-em-familia-relacoes-familiares-e-contextos-sociais/.

Por João Dias
Artes: divulgação

Deixe um comentário

*

captcha *