02
AGO
2021

Dom José Francisco institui sete acólitos

Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói, instituiu, ontem, 31 de julho,  às 11h, no Ministério do Acolitato, os seminaristas da Arquidiocese de Niterói, que cursam o 3º ano de Teologia: Gabriel dos Santos Ramalho, Jean da Conceição Lopes, Kelvin Pereira Pessanha, Leandro Dantas de Medeiros, Lucas Machado da Silva, Pedro Henrique Ferreira Oliveira e Rafael Rozani da Cunha.

O rito aconteceu durante a Santa Missa, na Capela do Seminário Arquidiocesano São José, sob a presidência de Dom José Francisco, respeitando os protocolos sanitários. A rádio Anunciadora e Redes Sociais da Arquidiocese de Niterói transmitiram a Missa.

Na homilia, disse o Arcebispo: “…Jesus começa dizendo para a multidão que quem quiser segui-lo mas não se desapega do seu pai, da sua mãe, dos seus filhos da sua esposa, não pode ser seu discípulo, e quem não carrega sua cruz não pode ser seu discípulo, mostrando então que o chamado ao seguimento de Jesus, o chamado que nós vamos aprendendo aos poucos, através da nossa resposta ao Senhor e vamos também percebendo essas exigências radicais que Jesus vai nos apresentando para o seu seguimento. Ele não nos engana, mostrando um chamado para uma vida maravilhosa, mas ele mostra que a vida que é maravilhosa passa pela Cruz. Esta Vida de felicidade de salvação passa pela realidade da Cruz e do sofrimento.”, destacou o Arcebispo Metropolitano de Niterói.

“…hoje então quero dizer a vocês que também dão mais um passo em direção ao sacerdócio, da minha alegria de estar aqui confirmando esse passo que vocês estão dando em nome de Jesus em nome da igreja e que esse passo possa ser, mais uma vez, a disposição de querermos seguir Jesus sabendo que o caminho passa pela cruz. Mas queremos também com a certeza de que colocando na disposição do senhor a sua graça a AGE em nossos corações para enfrentarmos os desafios e para superar os todas as dificuldades porque é o senhor aquele que nos chama que também nos dá força e coragem para seguir. Então, que esse passo seja para vocês de mais de Amor a Jesus de modo especial no Altar no ministério da Eucaristia e no desejo de cada vez mais também a Eucaristia fazer da vida uma oferta de amor aos irmãos”, disse Dom José Francisco, aos seminaristas que na Celebração foram instituídos no Ministério do Acolitato.

O acólito é instituído no serviço da mesa da Eucaristia, auxiliando o diácono e servindo o sacerdote; auxilia os ministros extraordinários da comunhão eucarística e os substitui quando necessário, bem como ajuda na sua formação.

A sua atitude espiritual, como ministro instituído, aponta para a Eucaristia, para o amor dos sacramentos, para o culto eucarístico, para a oferenda de si mesmo e para o cuidado dos outros, sobretudo, os mais necessitados e doentes (cf. Rito da Instituição dos Acólitos, n. 41).

Por João Dias
Fotos: Seminário São José

Deixe um comentário

*

captcha *