12
SET
2020

Coordenadores da Pascom Arquidiocesana realizam encontro virtual para articulação

Os coordenadores da Pascom da Arquidiocese de Niterói participaram, quinta-feira, dia 11 de setembro, de reunião virtual, para apresentar propostas de atuação junto à Pastoral da Comunicação neste tempo de pandemia. Estiveram presentes, na sala virtual, Filipe, Fábio, Padre Ricardo, Mara e Carlos, com justificativas de ausência, devidamente esclarecidas Bete e Ronison.
O objetivo do encontro foi receber dos responsáveis, dos 6 vicariatos, luzes e colaborações, com o intuito de organizar atividades junto às pastorais da comunicação, nas paróquias. Cada participante pôde, com tranquilidade, apresentar um breve panorama, do exercício atual de cada região. O maior destaque partilhado, segundo os colaboradores, foi que neste período, a comunicação, enquanto recurso e enquanto pastoral, da Pascom tem sido bastante notada, solicitada e aproveitada, todavia pouco valorizada, como grupo orgânico essencial para todas as comunidades.
A coordenação arquidiocesana de comunicação destacou que, neste momento, o papel fundamental da Pascom, pode ser percebido por muitas pessoas, através do caráter de sua utilidade, mas precisa ser pensada, não como uma engrenagem mecânica, mas como pastoral de ligação, de vida, de unidade, que supera as fronteiras, que desafia as impossibilidade materiais e que está a serviço, generoso e fraterno, de todos os crentes.
A Pandemia não parou a Pascom, pelo contrário, motivou-a e moveu, ainda mais, para o serviço. Para os coordenadores, em reunião, os conhecimentos e experiência adquiridos pela ação formativa, durante os últimos meses, tornaram mais eficiente, a ação de apoio nas Missas, atividades e transmissões. Frente a surpresa da pandemia, pareceu bastante claro, necessário e útil, fazer as transmissões das Missas, chegar até os membros das comunidades, para que se tornassem, mesmo de modo virtual, Igreja de Jesus Cristo. Um outro destaque, bastante relevante, é a respeito da presença da Pascom nas comunidades. É importante que haja urgente apoio dos padres e das comunidades, consciência da missão da Pascom, como algo mais evidente e necessário, para a evangelização.

Com apoio de Mara Morgana
Por Pe. Ricardo Mota

Deixe um comentário

*

captcha *