Vicariatos

Para a melhor organização administrativa e pastoral a Igreja Católica Apostólica Romana possui uma estrutura feita com subdivisões, onde cada uma delas possui determinadas funções confiadas a um presbítero (padre) que exerce, a coordenação de todas as atividades.

Dentro de cada (Arqui)Diocese existem um ou mais Vicariatos. Eles são um instrumento evangelizador mais descentralizado. Articulam a ação evangelizadora e pastoral em âmbito arquidiocesano ou diocesano, auxiliando o (Arce)Bispo em áreas específicas de seu governo pastoral. Cada Vicariato Episcopal é coordenado por um Vigário Episcopal,  nomeado pelo (Arce)Bispo Metropolitano.

Os Vigários Episcopais são auxiliados em suas funções por conselhos ou órgãos próprios, de acordo com as especificidades para o atendimento às exigências da ação evangelizadora em cada grande área geográfica ou ambiental, organizando melhor o trabalho e as relações pastorais. Eles cultivam uma estreita relação pastoral com o (Arce)Bispo, na medida em que colaboram com o governo pastoral da (Arqui)Diocese.

Mapa da Arquidiocese de Niterói