06
AGO
2018

Paróquia Nossa Senhora do Amparo de Maricá prepara Museu

Construída com mão-de-obra escrava, feita de pedra e barro e paredes de rara espessura, assenta-se a Matriz sobre uma elevação de 3 metros, como proteção. Em estilo colonial, janelas no alto, seu interior lembra o rococó, altar-mor, em transição do barroco para o neoclássico.

A Igreja Nossa Senhora do Amparo surgiu da velha Paróquia de Santo Antônio de Sá, atual Igreja de São José, através do Alvará de 12 de janeiro de 1775, constituindo-se-se a atual Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.

Em 08 de dezembro de 1802, a imagem de Nossa Senhora do Amparo foi abençoada e mudou de lugar, saindo da Capela de São José de Imbassaí, hoje Paróquia São José de Imbassaí.

Joaquim Antônio de Carvalho Batalha, Padre Batalha, quem marcou a história da Igreja. Por sua iniciativa, na entrega da obra, entregou  a torre do sino aos conhecimentos técnicos do artista brasileiro, professor Adail Bento Costa.  O monumento de arte foi realizado com auxílio dos governos estadual, municipal e associações do povo, em 20 de abril de 1952.

O Padre Manuel também contribuiu para as obras cristãs. Sua principal característica foi a liderança espiritual. Lutou com perseverança, por melhorias na comunidade: criou a campanha do alimento, o encontro de casais, sempre ajudando todos, sem medir esforços. Faleceu em 2009.

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo vem sendo restaurada, segundo informações do Padre Ricardo Dias, responsável pela restauração da Igreja Matriz, e mais uma etapa da obra foi concluída, desta vez, o assoalho do Salão Nobre, que foi completamente restaurado.

O local abrigará o “Museu Paroquial:  “Matriz Museu”, que será um Museu de Arte Sacra, e contará a trajetória de fé do Povo de Maricá”, disse o padre Ricardo Dias, que aproveitou para pedir aos fiéis para continuarem a colaborar com as obras de restauração da Matriz. Divulgou ainda as Hashtag #JUNTOSSOMOS+ #MATRIZMUSEU, nas quais, o paroquiano poderá divulgar a obra em suas Redes Sociais.

Por João Dias com informações da Prefeitura de Maricá
Fotos: Facebook Projeto de Restauração

Deixe um comentário

*

captcha *