09
JAN
2018

Paróquia em Tanguá celebra jubileu de ouro

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Tanguá, abriu as comemorações de seu jubileu de ouro na manhã do último domingo, 07 de janeiro, na Solenidade da Epifania do Senhor.

A celebração eucarística foi presidida pelo novo Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Luiz Antônio Ricci. Os Padres Benny e Daniel  foram os  concelebrantes.

A  missa deu início às atividades comemorativas dos 50 anos da paróquia. “Gratidão pelo passado, compromisso pelo presente e responsabilidade pelo futuro”, nos lembrou Dom Luiz Antônio Ricci, em sua homilia.

A paróquia conta com 11 comunidades e 27 pastorais e movimentos. Na ocasião, foi apresentado à comunidade, um ônibus, doado por um grupo de homens da Missão Maria Passa na Frente, para auxiliar nos trabalhos missionários da paróquia.

Logo após a celebração eucarística, houve um almoço, na cantina da igreja. A Santa Missa teve transmissão ao vivo, através da Web Rádio Amparo, rádio oficial da paróquia.

Tanguá foi erigido em Paróquia, no dia 06 de janeiro de 1968, com a primeira Missa Solene presidida por Dom Antônio de Almeida Moraes Junior, Arcebispo de Niterói.

Dona Terezinha Campins Gonçalves, católica fervorosa, percebendo a importância de construir uma igreja católica em Tanguá, em  longa conversa com Pe. Algert,  missionário de São Francisco de Sales, se empenhou nessa construção, com o aval do Bispo de Niterói, desde a primeira pedra, até o término da bela e grandiosa igreja moderna.

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo de Tanguá é admistrada pelos padres missionários de São Francisco de Sales, que têm como Espiritualidade Viver Jesus, e o carisma Educação dos Jovens, missões nas paróquias e Missões em outros países.

Padre Joseph Auger, foi primeiro pároco de Tanguá, que na época, contava com o apoio de um pequeno grupo de Irmãs catequistas, desde o ano de 1956. Depois dele, passaram por lá inúmeros sacerdotes, da mesma congregação, com  exceção do Pe. Delmiro Accioly Motta, sacerdote diocesano.  Pe. Claude Bourgeois, Pe. Thomas Pieters, Pe. José de Freitas, Pe. GilBert Bugnon, Pe.Tomson Aerathedathu, Pe. Eldin Barnadu, e os atuais, Pe. Benedict Anthonysamy e Pe. Daniel Raj.

Ao  longo de 2018, diversas atividades serão realizadas em comemoração ao ano jubilar paroquial.

Texto: Silvio Junior
Fotos: PASCOM Tanguá

Deixe um comentário

*

captcha *