10
JUL
2018

OSIB realiza Semana Nacional de Atualização para Formadores

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) está realizando na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Semana Nacional de Atualização para Formadores de 2018. O encontro que vai até o dia 13 de julho tem como tema: “A dimensão intelectual da formação Sacerdotal a partir das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.

O encontro faz parte do projeto da OSIB NACIONAL que, a cada ano, procura aprofundar uma das dimensões da formação. Já foram percorridos os seguintes passos nestes últimos anos: a dimensão humano-afetiva (Fortaleza – CE, janeiro de 2016), a dimensão comunitária (Brasília – DF, julho de 2016), e a dimensão espiritual (Aparecida – SP, julho de 2017).

O evento deste ano, está acontecendo nas dependências do Hotel Prodigy, contará com a presença do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, que presidirá a Celebração Eucarística com Vésperas nesta quinta-feira, dia 12 de julho, às 18h. A formação será assessorada pelo referencial da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Leste 1 e bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Joel Portella Amado.

Segundo o membro da secretaria nacional da OSIB, Padre Douglas Alves Fontes, “A OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil), celebrando seus 40 anos de fundação, iniciou a Semana Nacional de Formação para Formadores no último dia 09. Seguindo a programação do quadriênio do Organismo, a temática abordada foi a Dimensão Intelectual da Formação Sacerdotal na Nova Ratio Fundamentalis. O encontro está sendo realizado no Hotel Prodigy na cidade do Rio de Janeiro e o assessor é Dom Joel Portella, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio. Durante o evento acontecerá a eleição da nova Diretoria Da OSIB nacional. O encontro se encerrará no dia 13 com a Santa Missa presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre. Nessa ocasião, será lançada o livro (Formação Sacerdotal Hoje) comemorativo dos 40 anos da OSIB com uma coletânea de artigos sobre a formação sacerdotal.”, destacou o padre.

Os objetivos desta edição pretendem promover a dimensão intelectual reunindo bispos, reitores e formadores, em especial, professores e diretores das faculdades de Filosofia e Teologia dos seminários do Brasil.

Por João Dias com informações da ArqRio
Foto: divulgação

Deixe um comentário

*

captcha *