13
MAR
2018

O auxílio psicológico aos futuros sacerdotes é tema de encontro

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) realizou o Encontro Nacional de Formadores na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, de 9 a 11 de março. O evento reuniu 102 participantes (padres, formadores e profissionais ligados à área da psicologia) de todo o Brasil, no Centro de Estudos do Sumaré.

O encontro, que foi promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve como tema: “O auxílio psicológico no processo formativo dos futuros sacerdotes”. O assessor do evento foi o Pe. Carlos, da Arquidiocese de Mariana – MG.

Entre os temas abodados, estava o processo formativo, na perspectiva da dimensão humano-afetiva, com ênfase no trabalho psicológico.

O pano de fundo da primeira Conferência foi o Documento da Congregação para a Educação Católica: “Orientações para utilização das competências psicológicas na admissão e na formação dos candidatos ao sacerdócio.”

Participaram do encontro, Dom Joel Portella, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio e referencial da OSIB – Leste 1, Dom José Roberto, Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e referencial da OSIB nacional, Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio, Padre Nivaldo dos Santos, Presidente da OSIB nacional e Reitor do Seminário de Belo Horizonte e Padre Douglas, Secretário da OSIB e Reitor do Seminário Arquidiocesano São José de Niterói.

Por João Dias com informações do Padre Douglas
Foto: Padre Douglas

Deixe um comentário

*

captcha *