Maricá

Data da Criação: 26/05/1814
Área: 363 m²
População 2010: 127.519 Urbana: 125.532 Rural: 1.987
Economia: Extração, construção civil, pecuária, agricultura, artesanato e turismo.
Padroeira: Nossa Senhora do Amparo
Município banhado pelo Oceano Atlântico e recortado por várias lagoas. Possui diversas atrações turísticas. Suas praias a mar aberto são propícias à pesca submarina além do surf.

A história do desbravamento do atual Município de Maricá remonta às últimas décadas do século XVI. Suas origens permanecem ignoradas, sabendo-se apenas que os primeiros colonizadores aí chegaram graças à doação de sesmarias, concedidas na faixa litorânea, compreendida entre Itaipuaçu e as margens da lagoa, no local onde mais tarde surgiu a cidade.

Em 1584, José de Anchieta partiu de Cabuçu, com o padre Leitão e numeroso grupo de índios, com destino à lagoa de Maricá, onde efetuou a célebre “pesca miraculosa”. Ali encontrou sinais da colonização, pois já estavam sendo exploradas várias sesmarias. Onde hoje se localizam o povoado de São José de Imbaçaí e a fazenda São Bento, fundada em 1635 pelos padres beneditinos, surgiram os primeiros núcleos de povoação em Maricá. Às primitivas populações desses dois núcleos deve-se a construção da primeira capela em terras maricaenses, destinada ao culto de Nossa Senhora do Amparo. Os habitantes da região aos poucos se deslocaram para a outra margem da lagoa, que possuía clima mais saudável. Nesse novo local teve origem a Vila de Santa Maria de Maricá.

Paróquia Nossa Senhora do Amparo – Centro – Maricá
07-Nossa-Senhora-do-Amparo-centro-maricá-940x350

Paróquia São José – São José de Imbassaí – Maricá
02-São-José-Imbassaí-940x350

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Itaipuaçu – Maricá
pnsfatima - Itaipuaçu