13
MAIO
2019

Maio é o mês do Encontro de Comunicação

O Dia Mundial das Comunicações é celebrado pela a Igreja na Solenidade da Ascensão do Senhor, neste ano de 2019, no dia 2 de junho. O tema escolhido pelo Papa Francisco foi: “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25). Das comunidades às comunidades”.

O tema “sublinha a importância de restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, e enfatiza o valor da interação entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro”, informa uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Para celebrar essa data com Oração, formação e Partilha, a Arquidiocese de Niterói fará, no dia 25 de maio, a partir das 8h, o Encontro Arquidiocesano de Comunicação, cujo tema será: “A convergência das Mídias, Unidade e a Ética”. As paróquias da Arquidiocese terão que enviar, no mínimo, 3 participantes para o encontro.

Comunicar é uma arte, que nos possibilita ser com o mundo. De muitos modos, transmitimos algo e procuramos material para nos assegurarmos que consolide nossos posicionamentos. Mas, ao mesmo tempo, sentimos necessidade de coisas novas: fatos, emoções, experiências que interfiram, criativamente, em nosso cotidiano, para arejá-lo. Essa ambiguidade justifica nossa necessidade de comunicação.

A Internet, hoje, é um instrumento indispensável para a evangelização; é como o rádio, a televisão, o jornal e a revista, desenvolvendo  um potencial mais amplo para a evangelização: realização de fóruns, chats (bate-papos), realização de reuniões sem a presença física, transmissão de eventos, música, notícias. “Que a Internet possa ser utilizada para a promoção da verdade e do bem comum.”, diz o Papa Francisco.

O Encontro Arquidiocesano de Comunicação terá três palestras: A convergência das Mídias, A Unidade e a Ética. As oficinas do encontro são: O instrumento Laboris da Pascom, a notícia em áudio, fotografia e como comunicar nas redes sociais. Cada participante escolherá uma oficina para participar, não sendo permitida a troca no dia do evento.

Com esse Encontro Arquidiocesano de Comunicação, queremos reafirmar o objetivo da Pastoral da Comunicação em nossas comunidades, o valor deste trabalho como instrumento de evangelização. Nessa formação, continuaremos a caminhar, com o propósito de crescer como Pastoral da Comunicação (PASCOM) e transmitir o nosso rosto de Igreja de Cristo, que nos inspira e nos mantém firmes.

Por João Dias
Arte: Thiago Maia

Deixe um comentário

*

captcha *