19
JUN
2019

Corpus Christi acompanhe e participe das Celebrações na Arquidiocese

Na quinta-feira, 20 de junho, a Igreja Católica, em todo o mundo, celebra o dia de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar, solenemente, o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Vicariatos São Gonçalo e Alcântara
Município de São Gonçalo

O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidirá a Celebração Eucarística de Corpus Christi, no dia 20 de junho, em São Gonçalo, às 8h.

Neste ano, a confecção dos tapetes, será no dia 19 de junho, por volta das 20h. Já no dia 20 de junho, data em que se comemora a solenidade, os gonçalenses irão se concentrar na rua em frente à matriz São Gonçalo de Amarante, às 07h, e em seguida, começará a Santa Missa, às 08h. A Matriz fica na Alameda Pio XII, nº 86, no Centro.

Como em anos anteriores, a confecção dos tapetes, em São Gonçalo, utilizará, aproximadamente, 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez, 50 toneladas de sal. Serão 240 tapetes, um Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município. Os fiéis irão percorrer, aproximadamente, 1,5 Km, até chegar ao SESI, onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento.

Recomenda-se que as pessoas, principalmente idosos e crianças, que vierem a participar da Solenidade, estejam bem alimentadas e hidratadas, com roupas leves e devidamente medicados, caso façam uso de alguma medicação.

A festa de Corpus Christi costuma reunir milhares de fiéis, para celebrar a data, nas ruas do centro de São Gonçalo. São esperadas milhares de pessoas, para a celebração deste ano. São Gonçalo possui o maior tapete artístico da América Latina. A Missa campal, em frente à Igreja Matriz, será presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco.

Logo após a missa, sairá a procissão, percorrendo os tapetes até o Clube Mauá, onde Dom José Francisco dará a bênção aos fiéis presentes.

Vicariato Niterói
Município de Niterói

Em Niterói, a confecção dos tapetes acontece no dia 20 de junho, na Avenida Amaral Peixoto, no centro da cidade. Os trabalhos começarão às 07h, com previsão de término às 11h. As paróquias do Vicariato Niterói contarão com 20 toneladas de sal, além de pó de café, pó de serra e xadrez.

Serão confeccionados, aproximadamente, 100 tapetes, ao longo da Avenida Amaral Peixoto, cobrindo 550 dos 1000 metros de extensão da via.

Os católicos fluminenses poderão visitar os tapetes a partir das 13h, e terão até às 15h, para tirar fotos e conhecer a criatividade das equipes envolvidas no evento. Logo após a visitação, participarão do louvor. A Celebração Eucarística será presidida por Dom Luiz Antônio, Bispo Auxiliar de Niterói, a partir das 16h, num palco montado em frente à Câmara Municipal de Niterói, no início da Av. Amaral Peixoto.

No final da missa, haverá uma procissão, até o final da Avenida. Na chegada, o Bispo concederá a bênção aos fiéis presentes.

Vicariato Oceânico
Município de Niterói

A confecção dos tapetes nas paróquias de São José de Piratininga, São Sebastião de Itaipu, São João Batista de La Salle e Nossa Senhora de Fátima será na Praça do Descobrimento, em Piratininga (atrás do Boliche de Piratininga), a partir das 8h. Ao meio-dia haverá um almoço.

A partir das 13h, começa o louvor, às 15h, o terço da Divina Misericórdia e às 16h haverá a Santa Missa, seguida de Procissão.

A paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião (Tribobó – SG) participa da confecção, Missa e procissão, no Centro de São Gonçalo.

Município de Maricá

A confecção dos tapetes das paróquias de Nossa Senhora do Amparo (Centro – Maricá), Nossa Senhora de Fátima (Itaipuaçu-Maricá), São José (São José de Imbassaí – Maricá) e Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face (Rio do Ouro – São Gonçalo) será na Praça Medeiros Corrêa, no Centro de Maricá, a partir das 9h, e às 16h Santa Missa sob a presidência do Arcebispo de Niterói, seguida de procissão.

A partir das 19h, o show católico, com Dunga, na Praça Orlando de Barros.

Vicariato Rural
Município de Itaboraí

A confecção dos tapetes das paróquias de Nossa Senhora da Conceição (Porto das Caixas), Nossa Senhora de Fátima (Manilha), São João Batista (Centro) e São Pedro Apóstolo (Venda das Pedras) será na Avenida 22 de Maio, no Centro de Itaboraí, das 7h; às 12h,  Oração do Angelus e às 15h, o terço da Misericórdia.

Às 16h, Santa Missa, Procissão e Bênção, na própria Avenida 22 de maio, no Centro de Itaboraí.

A Paróquia São Francisco de Assis (Apolo II) participa da confecção, Missa e procissão no Centro de São Gonçalo.

Vicariatos Lagos
Município de Cabo Frio

Encerramento do Tríduo, hoje às 19h, todos os fiéis poderão participar de momentos de Adoração ao Santíssimo e da Santa Missa.

Na quinta-feira 20 de junho, a partir das 7h, terá início a confecção dos tapetes pela Avenida Nossa Senhora da Assunção. Neste ano, além do sal, também serão usados materiais alternativos, como serragem. Às 17h, Santa Missa, na Praça Porto Rocha e, logo após,  a procissão com o Santíssimo Sacramento abençoando nossa cidade de Cabo Frio. Os festejos externos ocorrerão no pátio paroquial, com comidas típicas preparadas com muito zelo pelos paroquianos.

Sexta-feira, 21 de junho, as Missas serão nos horários das 7h30 e 19h na Matriz Auxiliar. No pátio paroquial, barracas com comidas típicas e música ao vivo.

Sábado, 22 de junho, NÃO HAVERÁ MISSA ÀS 16H e a  missa da noite será às 19h, e logo após, música ao vivo nos festejos externos.

O pároco, Padre Marcelo Chelles, ainda convida para no domingo, dia 23 de junho, participar do tradicional almoço de Corpus Christi após a Santa Missa das 10h30. À noite, os horários das Santas Missas permanecerão os mesmos: 18h e 20h.

Transmissão

A Rádio Anunciadora e as Redes Sociais da Arquidiocese transmitem diretamente de São Gonçalo, a partir das 8h, a Santa Missa, sob a presidência do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco e às 16h, a Santa Missa, sob a  presidência do Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Luiz Antônio.

Por João Dias 
Arte: Thiago Maia
Texto do Vicariatos Lagos por Maria Lúcia Menezes

Deixe um comentário

*

captcha *