13
SET
2019

Arquidiocese se prepara para Ordenação Sacerdotal

No dia 19 de outubro, a Igreja particular de Niterói receberá, pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, 2 novos sacerdotes. Os diáconos Isaías de Sousa Sá (“Acordando José do sonho fez como ordenara o anjo do Senhor, recebendo sua esposa.” Mt 1,24) e João Gabriel Camillo de Camargo (“Restaurar todas as coisas em Cristo” Ef 1,10) serão ordenados padres em Cerimônia que acontecerá na paróquia Porciúncula de Santana. A paróquia se situa a Avenida Roberto Silveira, 265, Icaraí, município de Niterói.

O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidirá a Santa Celebração. Na ocasião estarão concelebrando o Bispo Auxiliar, Dom Luiz Antonio, o Arcebispo Emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena OP, o Vigário Geral, padre Carmine Pascale e diversos padres da Arquidiocese.

O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação. O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral.

Por João Dias
Texto de apoio:
franciscanos.org.br
Arte: divulgação

Deixe um comentário

*

captcha *