15
ABR
2019

“Aproveitemos para acompanhar os passos de Jesus”, diz Dom José

Fiéis participaram, na Catedral São João Batista, no centro da cidade de Niterói, da procissão e da missa, no Domingo de Ramos, dia 14 de abril. A cerimônia faz memória da chegada de Jesus em Jerusalém, para o início de sua paixão, morte e ressurreição. Após a celebração da Palavra, na igreja de São Jorge, também no centro de Niterói, o Arcebispo, Dom José Francisco, procedeu à bênção dos ramos. Em seguida, os fiéis acompanharam a procissão, em direção à Catedral de São João Batista.

A Santa Celebração teve a presidência de Dom José Francisco, e foi concelebrada por Dom Frei Alano, Arcebispo Emérito de Niterói, e os Padres Wallace e Juvaldes, com assistência dos diáconos Renato e Murilo. A solene liturgia marcou o início da Semana Santa, na qual se revive o centro do grande acontecimento da fé católica: a vitória de Jesus sobre a morte.

Na missa, a proclamação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, narrou o julgamento de Jesus por Pilatos e Herodes, o interrogatório e o açoite, a escolha do povo pela soltura de Barrabás, o sofrimento na cruz e a morte de Jesus. “…o caminho de Cristo não é um caminho atraente, porque ele passa pela cruz. Logo no início da Quaresma, nós fomos criados pelo Espírito ao ambiente hostil do deserto; não havia nenhuma festa recheada de amigos, apenas aridez e a solidão do deserto, onde somos expostos a nós mesmos, estamos dispostos a descartar as propostas de uma vida fácil, estamos iniciando a grande semana, a semana santa, na qual somos convidados a acompanhar os passos de Cristo até o Calvário”, comentou Dom José Francisco em sua homilia.

“… aproveitemos para acompanhar os passos de Jesus e viver a comunhão profunda com o seu mistério de dor e de amor; rezemos mais, escutemos com mais atenção a palavra de Deus, façamos uma boa confissão, participemos das celebrações e procissões da Semana Santa. E eu quero repetir aquilo que eu falo todos os anos, esta semana maior é uma semana de feriado prolongado não para irmos passear ou descansar, é uma semana de feriado prolongado para rezarmos mais e ouvirmos com muita atenção os textos mais bonitos e importantes da Bíblia, que são proclamados somente na Semana Santa. Acompanhemos Jesus como discípulos, comunguemos com os seus Sofrimentos subamos com ele até o Calvário. De lá, Ele nos olha, nos conhece e nos espera. Estaremos prontos para segui-lo?”, concluiu o Arcebispo.

Ao longo da semana, haverá celebrações na Arquidiocese, que marcam a Semana Santa. Confira a programação, com transmissão pelas Rede Sociais e pela Rádio Anunciadora:

  • Dia 16 de abril – Missa do Crisma às 19h30min – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pacheco, São Gonçalo.
  • Dia 17 de abril – Acústico Voz e Violão, pelo aniversário da Rádio Anunciadora às 15h e Santa Missa às 16h30.
  • Dia 18 de abril – Ceia do Senhor às 20h – Catedral São João Batista.
  • Dia 19 de abril – Celebração da Sexta-feira Santa às 15h – Catedral São João Batista.

Todas as celebrações serão presididas pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco. No sábado, dia 20 de abril, o Arcebispo presidirá a Vigília Pascal, mãe de todas as Vigílias, às 20h, na Catedral São João Batista. Esta celebração não será transmitida  pela Rádio Anunciadora e pelas Redes Sociais.

Por João Dias
Fotos: Fernanda Trugilho

Deixe um comentário

*

captcha *